14 janeiro 2010

PNDH 3


O Plano Nacional de Direitos Humanos tem causado muita polêmica nesse início de ano, não era para ser diferente, afinal ele bate de frente com vários setores da elite brasileira: os latifundiarios, militares, grandes grupos midiáticos e por ai vai.

A mídia tem acusado o plano de ser anti-democratico, contra a constituição, alguns chegando ao ponto de dizer que se esse plano for implantado o Brasil entraria numa ditadura de esquerda. O caso mais debatido entre os blogueiros foi o caso de Boris Casoy, ex-integrante do CCC (Comite Caça Comunistas) do regime militar.

O PNDH é fruto de várias conferencias e discussões ao longo dos dois ultimos anos com diversos movimentos sociais e gurpos da sociedade.

Bom pra não cair no discurso da Veja, do Boris Casoy, ou da Globo, vou disponibilizar vários artigos sobre o tema que busquei em diversos blogs na internet. Espero que ajudem no debate:










Deve haver mais textos, mas por enquanto é isso que eu achei. Alguns dos títulos que estão nos links fui eu quem colocou, para saberem o que vão encontrar nos artigos. Para quem não esta afim de ler tudo e não esta muito por dentro do assunto, eu indico a leitura do último link, que tem um texto de Marcelo Salles (Coordenador da Caros Amigos do RJ). Ele dá um parâmetro geral do PNDH 3 e dos ataques que ele vem sofrendo de forma bem resumida.

Eu ainda não tenho uma posição muito clara de quanto esse Plano é bom, mas já sei que não é nada disso que estão pintando por aí em editoriais de jornais e reportagens de tele-jornais.

09 janeiro 2010

Dia do Fico

Em 9 de Janeiro de 1822 D. Pedro de Alcantara disse"Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico". José Bonifácio de Andrade, membro do governo provisório que foi instaurado após a saída da corte portuguesa do Brasil, coletou assinaturas com a elite local para que o Brasil não voltasse a ser colônia portuguesa e as entregou a D. Pedro.

Esse dia ficou conhecido como dia do Fico e é marcado na História brasileira como um primeiro passo de D. Pedro a proclamação da independência 8 meses depois.

Analisando melhor a conjuntura nos deparamos com alguns fatos que me fazem colocar novamente a palavra "independencia" entre aspas. D. Pedro era herdeiro do trono português e como já falei em um post anterior, proclamou a independencia do Brasil. No mínimo isso soa estranho! Enquanto em outros países da América Latina o fim do período colonial foi conquistado na luta, com a participação do povo, no Brasil isso foi engendrado pela elite latifundiaria, com participação da maçonaria, onde o interesse estava apenas na questão financeira, já que o Brasil livre de Portugal poderia entrar no dito livre comércio. Isto deixou o Brasil nas mãos de outros "colonizadores", ingleses tornaram o Brasil seu quintal, fazendo com que este país produzisse os produtos primários necessários para seu desenvolvimento industrial, assim como fizeram com países africanos e asiáticos. Para quem se interessa por cinema, indico o filme "Queimada" que entre outras coisas, trata da participação inglesa nas independências da América Latina.

Nos anos que se seguiram alguns conflitos aconteceram, principalmente no Norte e Nordeste do país, financiados por Portugal alguns fazendeiros destas regiões se levantaram contra a independência, do outro lado D. Pedro era financiado pela Inglaterra para derrotar estes levantes.

Então quer dizer que o Brasil não é independente por que o povo não pegou em armas? Por quequem proclamou nossa indepêndencia foi um português?

Não! O Brasil não se tornou independente naquele momento e ainda é dependente por vários motivos. Só estou tentando mostrar como a história de nosso país demonstra nossa situação de país colonizado. Comecei a ler "Povo Brasileiro" de Darcy Ribeiro, que segundo o próprio autor foi uma pesquisa para entender por que o Brasil não deu certo. Quem sabe quando eu acabar de lê-lo possa aprofundar mais este tema, mas por enquanto fica isto para pensarmos um pouco.

05 janeiro 2010

Lixo na virada em Jurerê!!!!

Minha virada de ano foi maravilhosa, acho que a melhor que já tive. Estava na praia de Jurerê, junto com meus amigos de Concórdia, a colonada toda reunida para ter um ano novo inesquecível.

Tudo ótimo até certo ponto! Eram umas três da manhã (ou algo assim) e a praia tinha tanta gente, quanto lixo espalhado pelo chão, eram latas de cerveja, garrafas de champagne, bitucas de cigarro e diversas outras coisas. A maré ia subindo e levava o lixo para o mar.

Nós tínhamos nosso saco de lixo, no qual ficou lotado de latas de cerveja. Deplorável, a Prefeitura de Florianopólis divulgou que a Comcap, orgão responsável pela limpeza da ilha, recolheu só no dia 1 de Janeiro, 60 toneladas de lixo.

Vivemos em uma ilha super lotada, onde falta tratamento de esgoto para grande parte das residências, não se tem nem lugar para colocar o lixo. Grande parte dessa culpa é dos governantes, empresas responsáveis pela poluição do meio ambiente entre outras coisas. Porém isso não significa que a população em geral não deva se preocupar com a qualidade do meio em que vive, incluindo sua limpeza. Como que cara uma pessoa que deixou latas de cerveja, garrafas de champagne, restos de comida, entre outras coisas na praia tem de exigir algo dos responsáveis com relação a poluição da ilha (Não que não deva exigir do mesmo jeito!).

Começar com pequenas atitudes, é dar o exemplo, partindo de pequenas causas se muda muita coisa.

Dia de festa, alegria, confraternização, deveria ser um dia também para se olhar para nosso redor, parar para ver como estão as pessoas e o ambiente em que vivemos.